Grande Vitória (ES) recebe o primeiro ônibus elétrico 100% brasileiro

Na manhã desta terça-feira, dia 27 de setembro de 2022, a Eletra entregou o primeiro dos quatro ônibus elétricos adquiridos pelo Governo do Estado do Espírito Santo.

O evento aconteceu no Parque da Cidade, no município de Serra, e contou com a presença de empresários, secretários de Estado e funcionários do Sistema Transcol.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

O e-Bus Eletra 12,5 metros é um ônibus 100% elétrico inteiramente fabricado no Brasil, com tecnologia nacional, inclusive as baterias.

O ônibus começará a circular a partir de outubro, após emplacamento e vistoria da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb).

A linha escolhida para a inauguração será a 515, que faz o trajeto entre o Terminal de Laranjeiras (Serra) e o Terminal Campo Grande (Cariacica), via Beira Mar, em Vitória.

Evolução

A presidente da Eletra, Milena Romano, destacou a evolução da empresa desde a sua fundação, em 1999, em São Bernardo do Campo.

“A Eletra existe há mais de 20 anos; começamos desenvolvendo trólebus, depois passamos para os ônibus e caminhões híbridos, agora chegou o momento dos ônibus 100% a bateria”.

“Esse é o início de uma nova fase de desenvolvimento para a mobilidade urbana sustentável no País”, acrescentou. “A Eletra está se preparando para ser a maior montadora de ônibus elétricos do Brasil e da América Latina”.

De acordo com o Secretário de Mobilidade Urbana do Espírito Santo (Semobi), Fábio Damasceno, os novos ônibus elétricos servirão para melhorar a qualidade de vida da população.

“O e-Bus vai entrar no batente, não será ônibus de enfeite. Esperamos receber os outros três ônibus nos meses de outubro e novembro”.

A Secretaria combinou com a Eletra alguns ajustes para adaptar o e-Bus ao Sistema Transcol. O veículo, agora, entrará numa fase de testes de desempenho.

“Fizemos o ônibus com bateria menor, para ter menos peso, e com recarga rápida; como temos distâncias curtas, vai dar para operar; e vamos agora fazer a avaliação e um treinamento diferenciado de motoristas e equipes de manutenção”, explicou o secretário.

O e-Bus será também o primeiro ônibus com piso baixo, sem escadas, da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Ricardo Pessanha, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (Sectides) lembrou que o projeto de eletrificação do transporte no estado começou em 2019.

“Começamos a conversar sobre o projeto de mobilidade elétrica desde o início do nosso governo; esse ônibus é uma inovação, pois reúne os elementos que já existem e se transforma em um veículo movido a energia limpa e tecnológico”.

“Espero que o Espírito Santo dê um exemplo para os outros estados, e não quero que pare por aqui; desejo que toda nossa frota seja elétrica em breve”, disse Pessanha.

Raphael Trés, presidente da Ceturb, destacou a inovação trazida pelos ônibus da Eletra.
“É uma grande alegria entregar esse veículo hoje; ele marca o início de uma nova era do transporte público da Região Metropolitana de Vitória, do Sistema Transcol e do País como um todo”.

Tecnologia

Usuário do transporte público, o trabalhador Joel Campos, de 42 anos, passeava com o filho pequeno no parque e resolveu acompanhar o lançamento do e-Bus. Ele ressaltou a importância da tecnologia elétrica aliada à mobilidade urbana.

“É essencial poluir menos o meio ambiente, e o ônibus elétrico veio para diminuir o impacto da poluição. O ônibus é muito bonito e vai ajudar muito quem utiliza o Transcol”.

Não faltaram elogios também por parte do primeiro motorista do e-Bus capixaba. Hilário Zumacke disse que emocionou-se ao pilotar o primeiro ônibus elétrico do estado.

“É muito diferente, mas bom de dirigir, é uma máquina!”

De acordo com Fábio Cançado, representante dos consórcios operadores do Sistema Transcol, o comprometimento e a soma de esforços entre entes públicos e privados foram decisivos para a aquisição do e-Bus.

“É um momento histórico, graças a uma parceria dos empresários com o Governo do Estado e com empresas brasileiras de renome internacional”.

“Temos uma conjunção de esforços, com uma tecnologia 100% brasileira e o primeiro ônibus totalmente elétrico. É um passo gigantesco que se dá em termos de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente”.

Economia

O e-Bus Eletra tem 12,5m, capacidade para 70 passageiros, ar condicionado, wi-fi e entretenimento a bordo e o INbus, sistema que permite a visualização da lotação em tempo real.

O veículo foi produzido pela Eletra em parceria com a Mercedes-Benz (chassi), Caio (carroceria) e WEG (motor elétrico, inversor e bateria), sendo 100% brasileiro.

Tem autonomia de 140 km a 250 km, com recargas de oportunidade e velocidade máxima de 60 km/h.

O gerente comercial da Eletra, Silvestre Cavalcante Sousa, explicou que a manutenção do e-Bus é mais barata do que do ônibus similar a diesel.

“Há uma redução de até 25% no custo de manutenção do e-Bus, uma economia não apenas na despesa com combustível, mas também no gasto em reparos que os ônibus exigem periodicamente”.

Também participaram da cerimônia Walter Barbosa, diretor de vendas da Mercedes-Benz; José Gildo Vendramini (Zezinho), gerente nacional de vendas da Caio; Gilson Piovesan, gerente da divisão de e-mobility da WEG e Maísa Fusco, representante comercial da Caio.